O dia do Estudante é comemorado no dia 11 de Agosto. No mesmo dia, no ano de 1827, D. Pedro I criou no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda. Antes da criação dos mesmos, todos que apresentavam interesse em compreender melhor o universo das leis tinham que se deslocar até Coimbra, Portugal, aonde situava a faculdade mais próxima. Na cidade de São Paulo, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII.
Cem anos após os cursos de direito terem sido criados, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Representa também uma ocasião favorável para se refletir sobre o acesso à educação e sua qualidade.
"É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom. "Albert Einstein
ORAÇÃO DO ESTUDANTE:
Professor que está zangado,
Equilibrada seja sua paciência...
Seja feita a sua vontade,
Assim nas provas como nas aulas...
Os dez nosso de cada dia,
Nos dê sempre...
Perdoe as nossas faltas,
Assim como nós perdoamos a sua amolação...
Mas não nos deixe em recuperação,
E nos livre da reprovação!Amém!
Parabéns a todos os meus colegas, sabemos que a vida de estudante não é fácil, e ainda mais quando temos que trabalhar também.Mas estamos na luta! firmes e fortes...
As pedrinhas sempre aparecem no caminho, mas como diz o grande poeta, Fernando Pessoa "Pedras no caminho?, Guardo todas, um dia vou construir o meu castelo".
Sucesso a todos, e muita coragem para continuar a nossa caminhada...
Venha Saussure, venha Trubetskoy, Hjemslev e o que vier...nos proximos 3 anos!!!
Um grande abraço,
Lu
Nenhum comentário:
Postar um comentário